Maiores goleadas do Brasileirão

Escrito por Juliano Westphal Atualizado em 24/09/2024
bola, troféu, brasileirão série A

O Campeonato Brasileiro é uma das ligas mais disputadas do mundo. Porém, ainda assim acontecem muitas vitórias com grande diferença de gols.

Confira abaixo como aconteceu a maior goleada do Brasileirão e também outros placares elásticos na história da competição.

Top 3 maiores goleadas no Campeonato Brasileiro de todos os tempos

Faz tempo que aconteceu a maior goleada do Brasileirão, quando o Corinthians fez 10×1 contra o Tiradentes. No entanto, a história do campeonato nacional é marcada por outros placares elásticos.

Veja em detalhes as 3 maiores lavadas que ocorreram no torneio.

Corinthians 10×1 Tiradentes

Na década de 80, o Campeonato Brasileiro era um pouco mais inchado do que atualmente. Em 1983, por exemplo, a competição reuniu 44 clubes. Mais do que o dobro do que vemos atualmente.

Com a presença de campeões estaduais de todos os cantos, alguns times não conseguiam medir forças com os gigantes. Em um desses encontros ocorreu a maior goleada do Campeonato Brasileiro: Corinthians 10×1 Tiradentes.

Em 9 de fevereiro de 1983, Sócrates liderou um Corinthians impiedoso contra o Tiradentes. Foi uma goleada por 10 a 1, com cinco em cada tempo. O meia foi o grande destaque, com quatro gols marcados.

Vasco da Gama 9×0 Tuna Luso

Em 1984 a história se repetiu, mas desta vez com Vasco da Gama e Tuna Luso. O clube carioca não teve pena do campeão paraense e goleou por 9 a 0.

O grande craque da noite foi Arturzinho, que marcou quatro gols neste 19 de fevereiro histórico. O Cruzmaltino fez uma grande temporada, chegando ao vice-campeonato nesta edição.

Flamengo 8×0 Fortaleza

Já a terceira maior goleada do Brasileirão foi do Flamengo, que também está entre os clubes com maior pontuação no Brasileirão por pontos corridos.

A partida foi 4 de fevereiro de 1981 e entrou para a história do Rubro-Negro que atropelou o Fortaleza por 8 a 0.

Na ocasião, os cariocas venceram a Copa Libertadores e o Mundial. Curiosamente, neste ano o time não venceu o Brasileirão, o que fez em 1980, 1982 e 1983.

Em todas as edições, times chegam a cinco, seis, sete e até dez gols contra os adversários. A grande maioria feita pelos maiores gigantes do futebol brasileiro.

Maiores goleadas no Campeonato Brasileiro por pontos corridos

Com o Brasileirão passando a ser em pontos corridos, o número de equipes mais fracas caiu. Desta forma, nenhuma goleada chegou ao nível das três principais, porém, também ocorreram muitos placares elásticos.

As três maiores goleadas ocorreram por 7 a 0. Com tantos gols e menor previsibilidade, certamente esse placar garantiu alto retorno para quem fez uma aposta no Campeonato Brasileiro.

Goiás 7×0 Juventude

Logo na primeira edição do Brasileirão em pontos corridos, aconteceu a maior goleada do Brasileirão neste sistema.

O feito foi do Goiás, que fez 7 a 0 no Juventude em 2003. Dimba e Danilo foram os destaques, com dois gols cada. O Esmeraldino fez uma campanha segura naquele ano, terminando em 9º lugar de 24 participantes.

Cruzeiro 7×0 Bahia

Também em 2003, o Cruzeiro goleou o Bahia pelos mesmos 7 a 0. O feito aconteceu na última rodada de um campeonato em que a Raposa brilhou.

Neste jogo, a grande estrela foi o meia Alex, que marcou cinco gols. O detalhe curioso é que quatro deles foram de pênalti.

Já no Campeonato, os mineiros fecharam a campanha com 100 pontos. Algo impressionante, mesmo com as oito rodadas a mais em comparação com o torneio atual.

São Paulo 7×0 Paysandu

Em 2004 foi a vez do São Paulo repetir os 7 a 0. O Tricolor fez isso diante do Paysandu em um dia inspirado de Grafite e Cicinho. Cada um dos dois marcou duas vezes.

Apesar da goleada, o São Paulo não chegou a ter muitas chances de brigar pelo título, terminando em 3ª, com sete pontos a menos que o campeão Santos.

Conclusão

Como você viu no histórico, a maior goleada do Brasileirão, do Corinthians contra o Tiradentes, parece quase impossível de ser superada.

A disputa nos últimos anos está cada vez mais equilibrada e os clubes estão com dificuldades para uma distância maior que sete gols.

Ainda assim, as goleadas ocorrem no Campeonato Brasileiro e isso faz com que a aposta no futebol renda cada vez mais palpites entre os torcedores.

Assuntos relacionados

Se gostou desse artigo, recomendo ler outros temas relacionados. Confira:

Aproveite e acompanhe o nosso calendário esportivo e fique por dentro dos melhores eventos do ano.

Perguntas Frequentes

Qual foi a maior goleada no Campeonato Brasileiro?

Na história do Campeonato Brasileiro, a maior goleada foi a do Corinthians sobre o Tiradentes, por 10 a 1. O resultado aconteceu na edição de 1983.

Qual foi a maior goleada do Brasileirão 2022?

A maior goleada do Brasileirão foi 6 a 0, aplicada pelo Fortaleza sobre o Red Bull Bragantino. O resultado ocorreu na 37ª rodada da competição.

Qual foi o time que fez a maior goleada no Brasileirão?

O Corinthians é o responsável pela maior goleada do Brasileirão. O clube aplicou 10 a 1 no Tiradentes, em 1983.

Saindo tão cedo? Apenas 1 minuto!
Aqui estão três dos melhores bônus comparados!
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao clicar no botão de consentimento, você concorda com nossa política de cookies.
Política de Privacidade Aceito