Qual o maior desprazer ao dirigir nas estradas do Brasil?

Escrito por Juliano Westphal Atualizado em 24/09/2024

200 horas foi a média que o motorista perdeu em engarrafamentos nas principais cidades do Brasil em 2022 (segundo a empresa TomTom). 60 milhões é o número de carros matriculados até agora (dados são da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura), e R$ 50 bilhões é o custo econômico decorrente de acidentes de trânsito em 2022 (segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Em uma enquete online a 2000 motoristas brasileiros, nossa equipe deu uma olhada sob o capô e perguntou quais as maiores frustrações ao dirigir no Brasil.

O estudo mostra que 75% dos motoristas brasileiros sentem frustração na estrada. No geral, as mulheres (79,2%) parecem ser mais afetadas do que os homens (68,5%). Motoristas de São Paulo e Minas Gerais são os que mais ficam enchendo o saco.

As 10 maiores frustrações na estrada

Nossos ‘semáforos de frustração’ ficam particularmente vermelhos quando se trata de outros motoristas usando o celular enquanto dirigem. 78,8% responderam que essa é a sua principal frustração no trânsito, seguida do esquecimento da utilização das setas de direção (73,8%) e ignorar o semáforo (61,2%). Jogar lixo pela janela (59,2%) e não respeitar o limite de velocidade (51,8%) completam a lista das 5 maiores frustrações.

As coisas podem sair do controle não apenas com outros motoristas, mas também com o(s) passageiro(s) que seguem dentro do carro. Comentários de algum passageiro sobre o tipo de condução do motorista é a maior fonte de frustração no carro para 58% dos motoristas.

Discussão sobre o caminho que o motorista deve seguir ocupam o segundo lugar (49,6%), seguidas de crianças inquietas nos bancos de trás (40,6%). Para 35% dos entrevistados, comentários sobre a condição do carro (exemplo: bagunça, lixo esquecido, vidros sujos, entre outros) são também fonte de incômodo. A playlist é também um assunto bastante delicado: 26% citam as brigas pela escolha da música como um das principais pontos de irritação.

infográfico frustracao transito

Um bom motorista tem sempre razão

Quando questionados se dariam um bom piloto de Fórmula 1, as opiniões dividiram-se. 56% dos motoristas dizem que não têm o que é preciso para se tornar um, mas 44% com certeza já possuem as capacidades para dirigir um carro a alta velocidade. Daqueles que se sentem confiantes, 60% são mulheres e 51% são homens com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos.

Também buscamos saber a opinião dos motoristas brasileiros sobre o novo Projeto de Lei 314/23 que permite reduzir de 18 anos para 16 anos a idade mínima para obter a Permissão para Dirigir. O estudo relevou que 54% dos motoristas são contra, e 46% a favor de que seja aprovado.

Metodologia

Em abril de 2023, realizámos uma enquete online a 2000 motoristas brasileiros (maiores de 18 anos) em todos os estados, para descobrir os padrões de comportamento ao dirigir nas estradas do Brasil.

Procura informações específicas sobre o seu estado? Então contate [email protected].

Declaração de uso justo

As organizações de mídia que desejam usar as informações desta pesquisa podem fazê-lo, desde que incluam um link para este estudo e creditem o sitedeapostasonline.net.

Saindo tão cedo? Apenas 1 minuto!
Aqui estão três dos melhores bônus comparados!
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao clicar no botão de consentimento, você concorda com nossa política de cookies.
Política de Privacidade Aceito